Serra Pelada e a corrida pelo ouro


A Serra Pelada é uma região do estado do Pará, que ganhou notoriedade em todo o Brasil durante a década de 1980, devido a uma insólita corrida, cujo objetivo era extrair a maior quantidade de ouro possível para fins econômicos.

Localizada no município de Curionópolis, ao sul do Pará, a região foi apelidada dessa forma por ser o local de maior realização de garimpo a céu aberto no mundo. Durante esta corrida, foram retiradas da Serra, oficialmente, 30 toneladas de ouro.

Atualmente, o garimpo desativado é um lago com 100 metros de profundidade (figura acima), o qual estima-se ainda abrigar cerca de 50 toneladas de metais preciosos, entre eles, o ouro, a platina e paládio.

Tudo começou quando um vaqueiro de uma fazenda encontrou o primeiro vestígio de uma pepita de ouro. Como a cidade era pequena, a notícia logo se espalhou. A partir dessa informação, 60 mil homens chegaram ao local e deram início a busca incansável pelo metal precioso, sem a mínima preocupação com os riscos à saúde e ambiente, movidos apenas ganância.

Todo o lucro e os custos do ouro ficavam para os sócios, donos das fazendas. Já o garimpeiro ganhava muito pouco pela exploração, mesmo trabalhando dia e noite para obter poucas gramas de ouro.

A constante busca durou aproximadamente 4 anos e chegando ao seu final, os depósitos de ouro na superfície se esgotaram e então, uma companhia de mineração tentou reaver a posse das terras e continuar a exploração, porém nos anos seguintes a produção diminuiu assustadoramente. Hoje apesar da exploração ser controlada pela companhia de mineração, acredita-se que ainda possa existir pequenas jazidas de ouro em algumas regiões.

Além deste importante ato que teve suas linhas escritas na história do Brasil, não há muito o que se admirar na Serra nos dias atuais. Lá existem cerca de 1000 habitantes que formam uma comunidade ao seu redor, junto a uma imensa cratera que se formou no local do garimpo com 200 metros de profundidade.

Fontes: Wikipedia e http://web.ccead.puc-rio.br

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s