Conhece o Canadá? Não sabe o que está perdendo…


gettyimages

Há décadas a França reina como destino preferencial de turistas do mundo todo. Em 2009 serão nada menos que 75 milhões de pessoas visitando as terras de Asterix, Obelix e companhia. Mas quer saber? Na sua próxima viagem vá para o Canadá. Você conhecerá provavelmente o melhor país para se morar em todo o mundo atualmente. São 10 províncias e mais três territórios com uma característica interessante. A província do Québec é a única que não fala inglês, que junto ao francês são os idiomas oficiais do Canadá.

Québec mantém até hoje os ideais da colonização francesa e vez ou outra seus moradores surgem com ideais separatistas que são levados muito a sério não apenas pelos quebecoises quantos pelos habitantes das outras províncias. Além disso, tem leis próprias que diferem das demais e falar inglês pelas ruas de Québec ou Montreal, tanto quanto em Paris, não é visto com bons olhos.

Mas seja o Canadá francês ou inglês, em qualquer cidade ou nos gelados territórios do norte, você certamente vai se encantar com um povo que, como o brasileiro, é formado a partir de uma miscigenação de inúmeras raças.

Por causa da influência de diferentes raízes e matizes culturais, o turista no Canadá não só é apenas bem visto como aceito. O canadense, por tradição é hospitaleiro e simpático.

Ottawa é capital administrativa, enquanto Toronto é a capital financeira do país. A cidade é considerada a mais cosmopolita do mundo. São grandes e muito influentes as comunidades coreanas, chinesas, portuguesas, indianas e turcas na cidade. Brasileiros começam a se estabelecer em grande número, facilitados pelas regras de imigração de trabalhadores, que a cada ano levam milhares de pessoas a fixar residência permanente e, em três anos, tornar-se cidadãos canadenses.

Vancouver, em British Columbia, na costa oeste, marca o início das estonteantes montanhas rochosas ou rockies, como os locais a chamam. É uma cidade com vocação para esportes radicais, linda e organizada. Não deixe de visitar os parques nacionais de Banff e Jasper e pegue a Icefields Parqway, a rodovia que liga as duas localidades. São 230 quilômetros de extensão que você vai querer levar horas para percorrer. Cervos e ursos pardos são seus habitantes mais comuns.

Na província de Alberta, a tradição é o country. Em Calgary não estranhe se você se encontrar permanentemente em um rodeio. A cidade, moderna e desenvolvida, gira em torno disso. Se o lado consumista falar mais alto monte acampamento em Edmonton. O West Edmonton Mall é considerado o maior do gênero no mundo e tem uma cidade inteira funcionando embaixo da terra.

Seja onde você for, é possível que haja alguma ligação ferroviária. O trem pode não ser o mais rápido, mas é o estilo de viagem mais apreciado por turistas. No site da Via Rail, você encontra todas as informações sobre preços e roteiros. Se tiver tempo de sobra, embarque em Vancouver e desça em Halifax, na costa leste, atravessando o país e conhecendo lugares inimagináveis. É em Halifax, aliás, que estão enterradas muitas das vítimas do naufrágio do Titanic. Não deixa de ser uma informação.

New Brunswick, Nova Escócia ou Labrador. Nestes lugares uma natureza pungente e cenários paradisíacos esperam por você.

O Canadá, enfim, é um país mágico. Em qualquer estação do ano, você terá muitos motivos para ficar e querer voltar no próximo ano. A educação das pessoas, a organização local, o respeito pelos direitos mais simples podem ser coisas que não experimentamos todos os dias em nossa realidade, mas lá faz parte do cotidiano. Enfim, o que mais esperar de um lugar onde a polícia montada é seu maior cartão de visitas?

Uma dica: se você quer usar bem o seu dinheiro e não está nem aí para muito conforto, experimente se hospedar em uma das dezenas de albergues da juventude espalhados pelo Canadá. Limpos, simpáticos e com bom atendimento, são os lugares mais indicados para quem quer fazer amizades com pessoas de outros países e dormir bem.

Aproveite!

Sites interessantes:

www.viarail.ca – site da companhia ferroviária de passageiros (inglês e francês)

www.ville.quebec.qc.ca – site oficial da cidade de Québec (francês)

www.icefieldsparkway.ca – Site sobre as atrações ao longo da estrada (inglês)

www.canada.travel – site de turismo no Canada, em diversos idiomas

www.albergues.com.br – página em português sobre os albergues da juventude espalhados pelo mundo. Dá dicas de viagem e mostra como se associar à rede

www.hihostels.ca – site com todos os albergues existentes no Canadá (em inglês)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s