TV Cultura exibe neste domingo o documentário “Cidades – o mundo que construímos”


Para que a sociedade alie evolução com consciência ambiental, igualdade social e outros comportamentos que impactam a qualidade de vida, a TV Cultura exibe neste domingo, dia 28, o documentário especial Cidades – o mundo que construímos.

O jornalista Júlio Moreno, autor do livro O futuro das Cidades (Senac-SP), dirige o programa, que, durante uma hora ressalta a questão do crescimento de moradias em condomínios e como os shoppings se tornaram pontos de lazer, ao invés de praças públicas. A falta de transporte público, congestionamentos, poluição e a saúde pública, também são destaques do documentário.

De forma cronológica é traçado um paralelo entre épocas e locais que tiveram um crescimento relevante. Isso é identificado, por exemplo, em 1950 quando o mundo tinha 86 cidades com mais de um milhão de habitantes e hoje são 400, sendo 15 apenas no Brasil. Nesse ranking, a área metropolitana de Tóquio está em primeiro lugar (35,6 milhões de habitantes), seguida pela Cidade do México (19,1 milhões), Nova York (19 milhões), Mumbai (18,8 milhões) e São Paulo (18,5 milhões de pessoas).

A ONU divulgou recentemente um relatório que aponta Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília como as cidades mais desiguais do Brasil. Se comparadas às cidades no mundo, só perdem para três cidades sul-africanas: Buffalo City, Johannesburgo e Ekurhuleni. Para reforçar, o Brasil ainda é considerado pela Organização das Nações Unidas o pior da América Latina em termos de desigualdade.

As saídas apontadas pelos especialistas entrevistados apontam para uma maior participação da sociedade na discussão de seus problemas, no exercício pleno da cidadania, e a adoção de políticas públicas baseadas no desenvolvimento sustentável, englobando crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental. O documentário Cidades – o mundo que construímos vai ao ar a partir das 22 horas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s