Recomposição mata ciliar


Cavalgada das Águas 21-03-2009

Margem do Rio Canoas ganhou 70 mil árvores em nove anos

Por Renata Modesto

Os cavaleiros que participam anualmente da Cavalgada das Águas, em comemoração ao Dia da Água (22 de março) e da Cavalgada Ecológica, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), plantaram, em nove anos, 70 mil árvores às margens do Rio Canoas. As ações integram o projeto de recomposição da mata ciliar. “Nosso objetivo, além de recompor, é conscientizar as pessoas a preservar nossos rios”, disse Rui Engrácia Garcia, gerente Distrital da Sabesp de Franca. Distante 15 quilômetros de Franca, o manancial é responsável por abastecer Franca e a cidade de Restinga.

Água tratada

Enquanto dois bilhões de toneladas de água são sujas diariamente no mundo – segundo a ONU (Organização Mundial de Saúde) – e mata 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos de idade, Franca tem o privilégio de contar com água 100% tratada.

A água que chega do Rio Canoas à cidade passa por um rigoroso teste de qualidade antes de chegar às torneiras dos consumidores. O laboratório da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é o primeiro do Brasil certificado pelo Inmetro. Lá são feitas análises da água, de todos os reservatórios, diariamente. Só depois, o produto é liberado para seguir as tubulações que levam às casas.

O combate à perda de água potável, que na maioria dos municípios do país chega a 40%, em Franca é de 17%, segundo dados do Instituto Trata Brasil – organização não governamental.

Referências:

www2.sabesp.com.br/projetotiete/

www.corregolimpo.com.br/ (esse site mostra as áreas que já foram despoluídas)

www.natureba.com.br/economia-agua.htm (aqui tem dicas para evitar o desperdício de água)

www.comerciodafranca.com.br/materia.php?id=43628 (neste link tem matéria que fala que o saneamento em Franca é referência entre as cidades dos país com mais de 300 mil habitantes)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s