Museu com cheiro de perfume


Por Lívia Inácio

Imagem mostra corredor do Museu/ Foto: G1

Inaugurado em setembro do ano passado na capital paulista o Espaço Perfume Arte + História dispõe de cerca de 500 peças distribuídas em mais de 20 vitrines que contam em ordem cronológica a evolução das mais variadas fragrâncias. Em meio aos corredores, que são acessíveis aos cadeirantes e oferecem letras em braile para deficientes visuais, o visitante poderá viajar ao longo de 5 mil anos de história conhecendo relíquias como um exemplar original da Eau de Cologne Royale – Jean Marie Farina, encomendada por Napoleão Bonaparte para a mulher e um legítimo Chanel Nº 5, elaborado por Ernest Beaux em 1921.

Interativo como o “Museu do Futebol” e o “Museu da Língua Portuguesa”, o espaço conta com um equipamento francês, conhecido como “Pirâmide olfativa”, que exibe um vídeo explicativo sobre as três “partes” do perfume: notas de saída, corpo e fundo, até chegar ao perfume completo.

Também há apresentações em vídeo legendadas em braile, guias de áudio em três línguas: Português, Inglês e Espanhol, e monitores que mostram comerciais antigos com aparelhos que soltam aromas no ar.

Na exposição temporária “Conter e Contar”, o visitante poderá conferir por meio de esboços, como se dá a produção industrial de frascos de vidro e como era a produção artesanal das empresas de cristais e dos romanos e sírios.

O “Museu do perfume”, como vem sendo chamado o espaço financiado pelo Grupo Boticário e pela Faculdade Santa Marcelina, fica na Rua Dr. Emílio Ribas, 110, em Perdizes. A entrada é gratuita.

Referências:

http://www.carasdesp.com/2010/09/um-tributo-milenar-arte-da-perfumaria.html

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/09/museu-do-perfume-traz-tecnologia-e-acervo-ineditos-para-sp.html

http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/09/espaco-perfume-arte-historia-o-museu-do-perfume/

Revista Aventuras na História: Fevereiro/2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s