Tá olhando o quê?


Nós brasileiros, por fazermos parte de uma cultura mais solta e alegre, adoramos viajar e fazer amigos em toda parte, pois é assim que recebemos as pessoas em nosso país. Porém, para aqueles que estiverem indo conhecer as terras norte-americanas, deve ter cuidado na hora de encarar os nativos.

Ao contrário de nós, que podemos até apreciar um contato visual e nos sentirmos valorizados por estarmos chamando a atenção, a maioria dos norte-americanos se sente incomodado. É como se estivéssemos invadindo sua privacidade ou forçando-os a algum tipo de embate.

Segundo George B. Gilmore, do estado americano do Texas, ele acredita que isso tenha piorado nas últimas décadas por causa do aumento da imigração ao país: “até o ano de 1960, poucas pessoas migravam para os Estados Unidos, e até então, não nos importávamos em abraçar os estrangeiros. Após essa década a migração ganhou força e o número de estrangeiros hoje no país corresponde a 15% de nossa população. Assim, não conseguimos nos sentir a vontade no nosso próprio país. Comparamos isso a uma invasão e nos sentimos ameaçados por tanta gente diferente da nossa.”

Por isso, seja andando na rua, de trem, de ônibus ou mesmo em algum estabelecimento comercial, evite ficar encarando. É claro que o mais interessante de se viajar é observar a cultura local. Mesmo assim, no caso dos Estados Unidos, seja o mais discreto possível.

Além do olhar

Nem só de olhares resiste um primeiro contato, já que beijos, abraços e a própria proximidade podem incomodar.  Mantenha uma distância razoável quando falar, cumprimente com beijo, somente se o gesto partir deles e evite ficar tocando e abraçando. O que pode ser banal para nós, realmente é desconfortável para eles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s