Atlantic City, a terra da queima dos sutiãs


Convention Hall em Atlantic City, EUA, logo em sua frente foi realizado a protesto “Queima dos sutiãs”

Cansadas de tanta opressão, algumas corajosas mulheres resolveram sair à rua e lutar por mais dignidade. Movimentos de protestos já acorriam desde a antiguidade quando mulheres lutavam em defesa de outras mulheres, porém tais protestos só se fortaleceram nos últimos séculos.

Ao término da Revolução Francesa, por exemplo, em meados do século XIX, os homens exigiram que as mulheres deveriam voltar para casa. Como elas se negaram, até mesmo devido a grande sensação de liberdade que emanava pelas ruas, muitas acabaram sendo mortas.

Após esses acontecimentos, o movimento se tomou força e chegou aos Estados Unidos. Durante a década de 1970, a luta pela liberdade feminina ficou marcada por uma manifestação que chamou muito a atenção e que se tornou emblemática.

O episódio conhecido com Bra-Burning, ou em português ‘a queima dos sutiãs’ foi um protesto com cerca de 400 ativistas do WLM (Women’s Liberation Movement) na realização do concurso de Miss America em 7 de setembro de 1968, em Atlantic City, EUA.

Com o objetivo de acabar com a exploração comercial realizada contra as mulheres, as ativistas se aproveitaram do concurso de beleza que era tido como uma visão arbitrária e opressiva em relação às mulheres. Assim, elas colocaram no chão do espaço, sutiãs, sapatos de salto alto, cílios postiços, sprays de laquê, maquiagens, revistas, espartilhos, cintas e outros objetos que simbolizavam a beleza feminina.

Embora a ‘queima’ propriamente dita nunca tenha ocorrido, a atitude das manifestantes foi incendiária. Este nome “queima dos sutiãs” foi dado pela mídia.

Atlantic City hoje

Que tal pisar no solo de um dos movimentos mais famosos feministas?

A cidade, que atualmente possui cerca de 267 mil habitantes, é uma ótima opção de férias para passar com a família. Por ser uma cidade litorânea, a vida noturna é bem agitada. Bares, restaurantes e nightclubs são algumas das opções de lazer que você poderá encontrar.

Para quem quiser conhecer e visitar um dos maiores centros de convenções do mundo, o Convention Hall está localizado na Pacific Avenue, 2314 na cidade de Atlantic City, em New Jersey, EUA.

Atualmente, apresentações de cunho cultural e artísticos são realizadas no espaço, sendo que a principal fonte de renda da cidade está centrada no turismo. Suas principais atrações turísticas são as praias e os numerosos cassinos.

Para mais informações, acesse o site da cidade: http://www.atlanticcitynj.com

Fontes: http://anos60.wordpress.com/2008/04/07/a-queima-dos-sutias-a-fogueira-que-nao-aconteceu/

http://www.atlanticcitynj.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s