Vales Secos: um paraíso gelado


Já pensou poder conhecer um dos lugar mais gelados do mundo onde não caia neve?

Pois é isso mesmo! De acordo com a concepção de geólogos, os Vales Secos da Antártida (Dry Valleys) são considerados um dos lugares mais gelados do planeta.

A região quase nunca tem neve, exceto em algumas planícies rochosas. Isso se dá pelo fato de a Antártida ser o lugar com maior concentração de ventos da Terra, ou seja, as condições únicas nos Vales Secos da Antártida são causadas pelos chamados ventos catabáticos (“descer” em grego). Estes ocorrem quando o ar frio e denso é empurrado montanha abaixo pela força da gravidade. Assim, os ventos podem atingir velocidades de 320 km/h, evaporando toda a umidade – água, gelo e neve – no processo. Desta forma, toda a neve acumulada desaparece.

Além disso, a bela paisagem representa o único lugar do continente que não é totalmente formado por gelo. Em seu chão, composto por lagos permanentemente congelados, que se estendem com vários metros de grossura, podemos encontrar alguns ecossistemas simples, como algas que se desenvolvem sobre o gelo. Algumas destas, inclusive, são de cor vermelha brilhante. Além disso, existem ecossistemas marinhos ativos no gelo e na água. Algumas espécies de peixes e anfíbios, por exemplo, que vivem debaixo das águas congeladas, ainda não foram reconhecidos pelo homem. Muitos deles, são hoje objetos de pesquisa para cientistas, que precisam aproveitar o período anterior à escuridão do inverno, quando o sol se põe em abril e só nasce novamente em agosto, levando a vida existente no local  a um “recesso”.

Fontes: http://www.ccvteam.com/forum/showthread.php?31988-Os-lugares-mais-estranhos-e-interessantes-do-mundo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=269

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s