Nas selvas da América Central, línguas permanecem um mistério


Os templos da América Central são alguns dos melhores destinos para quem procura realizar uma viagem histórica através do tempo. Conhecidos não só pelo atrativo turístico, eles também guardam grandes mistérios do passado, sendo visitados por milhões de estudantes de história e pesquisadores que se inspiram lá para estruturarem seus estudos.

A maioria desses templos se concentram no México, como por exemplo os do Império Asteca na Guatemala e Honduras e os dos povos Maias na Península de Yacatan (sul do México). Aliás, estes últimos trazem em suas partes internas uma mensagem misteriosa que até hoje fascina as pessoas (foto acima).

Inúmeros estudos já foram realizados nesses impérios, dentre eles, um que ganhou muito destaque foi uma pesquisa conduzida pelo antropólogo Willian Saturno, da Universidade de New Hampshire (EUA). Ele e seus demais pesquisadores encontraram em uma sala subterrânea de um templo maia na América Central, dez dos mais antigos hieróglifos da América, datados de 250 a.C. Os símbolos descobertos sugerem que a escrita possa ter surgido simultaneamente em dois locais no continente, ao contrário do que se pensava anteriormente, de que a região de Oaxaca, no México era considerada o berço da escrita na América.

Apesar desses estudos, ainda existem inúmeras linguagens que não tiveram seu sentido definido com profunda exatidão. Tomamos como exemplo a linguagem dos Olmecas – povos que habitavam o México no período pré-clássico – e que por sua vez, não foi totalmente decifrada. Além dos templos, também podem ser vistas e admiradas muitas pirâmides que compõem as paisagens de forma deslumbrante e ao mesmo tempo nos remetem a um passado cheio de criatividade e raciocínio.

Então, para você que planeja ir mais além do turismo, existem também centros de estudos históricos no México. Dentre eles o mais conhecido é o Centro de Estudos Históricos do Colégio do México, A.C. uma instituição dedicada à investigação e docência especializada em História do México e da América Latina dos séculos XVI ao XX Para mais informações acesse o site do COLMEX http://www.colmex.mx/

 

Fontes: http://www.discoverybrasil.com/guia_maia/escrita_maia/hieroglifos_maia/index.shtml

wikipedia.org/wiki/Olmecas

http://noticias.universia.net.mx

Anúncios

Um pensamento sobre “Nas selvas da América Central, línguas permanecem um mistério

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s