A Imprensa de Gutenberg


Museu da Imprensa de Gutenberg localizado em Mainz na Alemanha

 

Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg , também conhecido apenas João Gutenberg, foi uma personalidade extremamente importante para a evolução da impressa mundial. Nascido na cidade de Mogúncia, na Alemanha, Gutenberg  introduziu a forma moderna de impressão de livros, que possibilitou a divulgação e cópia muito mais rápida de exemplares de livros e jornais.

Sua invenção do tipo mecânico móvel para impressão teve início durante a Revolução da Imprensa e é considerado o evento mais importante do período moderno.

Durante a Idade Média, as imprensas eram simples tabelas pesadas ou blocos de pedra que se apoiavam sobre a matriz de impressão já entintada para transferir sua imagem ao pergaminho ou papel. Desta forma, a imprensa de Gutenberg é uma adaptação daquelas usadas para espremer o suco das uvas na fabricação do vinho, com as quais ele já estava familiarizado, pois Mogúncia, cidade onde nasceu e viveu, está localizada no vale do Reno, uma região vinícola desde a época dos romanos.

Depois da invenção dos tipos e a adaptação da prensa vinícola, Gutenberg seguiu experimentando com a imprensa até conseguir um aparelho funcional que pudesse produzir em massa livros que eram economicamente rentáveis para gráficas e leitores. Desse modo, o uso de tipos móveis foi um marcante aperfeiçoamento nos manuscritos, que era o método então existente de produção de livros na Europa, e na impressão em blocos de madeira, revolucionando o modo de fazer livros. Esta nova tecnologia de impressão espalhou-se rapidamente por todo o continente e mais tarde pelo mundo.

Em prova da magnificência deste inventor alemão, nos Estados Unidos são realizadas anualmente a “Festa de Gutenberg”. O evento funciona como uma feira de demonstrações e inovações nas áreas do desenho gráfico, da imprensa digital, da publicação e conversão de textos. Além disso, durante a festa, a evolução das ideias de Gutenberg também são usadas como experiência base para as novas invenções tecnológicas que ainda estão por vir no mundo atual.

Se você tem interesse em aprofundar seus conhecimentos e conhecer um pouco mais da história e das significantes contribuições deste tão importante intelectual alemão, visite o Museu da Imprensa de Gutenberg, localizado na cidade de Mainz, na Alemanha (foto acima). Lá você poderá encontrar uma recreação de sua tipografia original e uma coleção de outras exposições.

Localização do Museu: 5 Liebfrauenplats 55116 Mainz, Rhineland-Palatinate, Alemanha.

Telefone: 06131-232-955

 

Fontes: www.wikipedia.com.br

www.amigosdolivro.com.br

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s