Turismo através da escrita


Na Europa Medieval, por volta do século V, os monges copistas eram pessoas que se dedicavam à cópia e redação de livros como textos clássicos romanos e gregos, que eram escritos à mão. Os monges copiavam muitas vezes para fugir do tédio e acabaram preservando a cultura ocidental. Além disso, suas cópias podiam gerar seu sustento.

As bibliotecas eram o lugar onde os copistas se reuniam para realizarem suas cópias. Lá, eles se contentavam com um único livro: a Bíblia. Tanto é que foi através dela que originou-se o nome biblioteca, cuja designação era destinada aos livros da Bíblia.

O trabalho dos monges eram tão minucioso, que faziam parecer que levariam décadas para finalizar  as obras copiadas. Uma vez que os monges eram os mais cultos entre os povos, eles também dedicavam-se ao ensino e junto aos mosteiros, criaram escolas normalmente frequentadas por aqueles que viriam a ser religiosos, filhos de nobres e comerciantes ricos.

Além das bibliotecas, o trabalho de cópias também eram realizados no interior dos mosteiros, em um quarto chamado “scriptorium”, dentre os quais ainda existem alguns que podem ser visitados pelos turistas.

O Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro de Westminster Abbey são exemplos desses lugares abertos ao público.

Mosteiro de Alcobaça – O mosteiro, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça, é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Foi começado em 1778 pelos monges de Cister. Classificado como Patrimônio da Humanidade  pela UNESCO, ele foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

O mosteiro fica localizado na cidade de Alcobaça, no Distrito de Leiria, Portugal.

Para mais informações, acesse o site: www.360portugal.com

Mosteiro de Westminster – Westminster Abbey é um mosteiro e igreja situado no distrito de Westminster em Londres e um dos símbolos anglicanos da história da monarquia inglesa.  Esta igreja é famosa por presidir enterros e sepultamentos de pessoas famosas e também quase todos casamentos da família real britânica. No dia 6 de setembro de 1997 o funeral da princesa Diana foi realizado na Westminster Abbey. Além disso,  a nova Bíblia inglesa também foi composta na Westminster Abbey no século 20.

Fontes: http://maniadehistoria.wordpress.com/copista-medieval/

www.wikipedia.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s