Vida nas plantações de cacau em Ilhéus


A cidade de Ilhéus, localizada no sul da Bahia, ganhou notoriedade pela sua vasta produção de cacau considerada a mais forte de todo o Brasil. Apelidada como a “Capital da Costa do Cacau” e “Princesinha do Sul”, a cidade também se destaca pelo seu permanente turismo e pelas fortes indústrias que possuem papel significantemente  positivo para a contribuição da economia.

Curiosamente, Ilhéus já ficou no topo do ranking na disputa entre os maiores produtores mundiais do fruto, porém, depois da enfermidade conhecida como vassoura de bruxa, as plantações ficaram infestadas, reduzindo assim o seu número.

Antes do ocorrido, o grande fluxo financeiro originado pela produção e exportação de cacau deu origem a peculiaridades no desenvolvimento da cidade. A busca pela melhor qualidade levou as lideranças regionais e os produtores a criarem a CEPLAC, Comissão Executiva de Desenvolvimento e Preservação da Lavoura Cacaueira, hoje um órgão do Ministério da Agricultura que trabalha com pesquisas. Naquela época, a cidade era movimentada por cabarés, clubes noturno e cassinos onde muito luxo e muito dinheiro circulavam como água.

Atualmente, as fazendas de cacau de Ilhéus e região, também consideradas um grande ponto turístico, oferecem visitas guiadas que apresentam todo o ciclo do fruto, desde sua plantação até os processos realizados após a colheita, fundamentais para a produção dos chocolates. E o melhor de tudo é que os “tours” costumam incluir degustações.

As fazendas mais procuradas são Yrerê e Primavera. Esta última foi cenário da novela Renascer e oferece ainda trilhas para caminhadas ecológicas, passeios de charrete ou a cavalo e visita a um pequeno museu que reúne objetos utilizados pelos artistas da novela e relíquias centenárias.

Entre as seis cidades mais importantes da Bahia – Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna e Juazeiro – Ilhéus é a que possui o maior PIB per capita, ultrapassando os 7 mil reais.

Embora a cidade tenha um grande valor filtrado no cacau, há também muito o que se explorar da cultura presente na cidade, a qual possui um papel culminante para a história do famoso escritor Jorge Amado, conhecido mundialmente por ambientar seus romances nesta bela cidade.  Além disso,  muitos pontos turísticos que formam  patrimônios religiosos, instituições culturais, bairros e povoados, juntos às suas belíssimas praias, constituem um espetáculo único .

Também marcada pela simbologia,  a  sigla “IOS”,que respeita a grafia antiga do nome da cidade, São Jorge dos Ilhéus,  é bastante utilizada nos bilhetes de transporte aéreo.

E o mais importante: quem visitar Ilhéus, com certeza será muito bem recebido pelos hospitaleiros baianos, que farão de seu passeio, pura diversão e alegria.

Fonte: http://www.bahiaemfoco.com/Ilheus

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s