Os curiosos hábitos de um gaúcho


Quem gosta de viajar pelo Brasil sabe que a cultura de um gaúcho é bastante rica, assim como todo o resto do povo brasileiro, seja nas vestimentas, palavras, expressões, sotaque, alimentação e até no clima que predomina na região.

A palavra Gaúcho, termo gentílico usado para denominar os habitantes do Rio Grande do Sul, teve seus primeiros usos designados às pessoas ligadas à atividade pecuária em regiões de ocorrência de campos naturais do Vale do Rio da Prata, entre os quais o bioma denominado pampa, descendente de mestiço, espanhóis, indígenas, portugueses e africanos.

As peculiares características do seu modo de vida pastoril teriam forjado uma cultura própria, derivada do amálgama da cultura ibérica e indígena, adaptada ao trabalho executado nas propriedades denominadas estâncias.

A origem desse povo foi objeto de estudos da Fundação de Amparo às Pesquisas do Estado de São Paulo (FAPESP) que mostrou que os gaúchos, assim como a maioria dos brasileiros, são descendentes de uma mistura de europeus, índios e africanos, mas com algumas peculiaridades. A pesquisa apontou que os principais ancestrais dos gaúchos eram principalmente os espanhóis e não os portugueses. Isso porque durante muito tempo a região foi disputada por portugueses e espanhóis, sendo que só foi transferida para Portugal em 1750. Além disso, o estudo também revelou que há uma certa porcentagem de miscigenações entre indígenas e africanos junto aos europeus. Para mais, existem outras vertentes sobre a cultura trazida pelos imigrantes alemães e italianos.

Diferenciais

Um dos principais diferenciais que detectamos em um gaúcho é o modo de falar, cheio de expressões próprias assim como “Tchê”, “Bá”, “Baita” “Chima”, entre outros. Além da troca dos pronomes você por tu. Vale lembrar que há também uma forte influência do sotaque espanhol.

Antigamente existia uma significante influência europeia nas vestimentas dos gaúchos, como peões bombacha e saia para prendas. Hoje pode-se dizer que mais da metade da população gaúcha deixou de lado os seus hábitos tradicionais de vestimentas.

Outra vertente que merece destaque quanto aos costumes gaúchos está na alimentação. O tradicional churrasco e o chopp gaúcho, conhecidos como os melhores do Brasil, tem influência dos colonizadores alemães. E, por fim, o mais lendário de todos: o apreciado chimarrão. A bebida ganhou fama entre os gaúchos por conta de um hábito dos indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. A bebida (cimarrón, em espanhol) é composta por erva-mate e água, e artisticamente servida em uma cuia e uma bomba, além de ser também muito apreciada por parte da Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina.

Fonte: www.pt.wikipedia.org

           www.orbilat.com

Anúncios

7 pensamentos sobre “Os curiosos hábitos de um gaúcho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s