Conheça as antigas fazendas de escravos no Brasil


Na foto, a Fazenda da Pedra em São Fidélis no estado do Rio de Janeiro, restaurada para visitas.

Em comemoração aos 200 anos da chegada da Família Real no Brasil, um resgate histórico foi feito em muitas das fazendas em que os grupos de portugueses se hospedavam na “companhia” dos escravos.

Tal renovação foi feita especialmente para aguçar a curiosidade dos turistas que, de certa forma, buscam conhecer a história mais aprofundada através de contatos reais.

E para quem gosta ou procura saber sobre o estilo de vida que levavam os escravos, existem muitas fazendas espalhadas por todo o Brasil em que os turistas têm o livre acesso e a oportunidade de conhecer de perto um período tão importante para a história.

Veja onde alguns desses tesouros arquitetônicos podem ser encontrados dentre os 3 estados  brasileiros:

Estado de São Paulo

• Em Ilhabela, litoral norte paulista, nem é  preciso andar em trilhas para encontrar tesouros do passado colonial. Próximo de praias centrais do arquipélago, existem ruínas nas Fazendas Engenho Pacuíba 1, Engenho Jabaquara e Engenho Feiticeira, todos batizados com os nomes das praias onde foram mapeados. Esses engenhos podem ser observados pelos turistas perto da areia.

• Ainda no litoral norte, meio as matas da serra do mar em São Sebastião, antigas colunas de cinco metros de altura e ruínas de uma imensa fazenda com 20 mil metros quadrados de área construída, com escadarias de pedra, senzalas e capelas, formam o Sítio Arqueológico São Francisco, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e recém-aberto para visitação monitorada.

Estado do Rio de Janeiro

• Localizada no município de Resende , estado do Rio de Janeiro, a Fazenda Santa Terezinha , está a 12 Km do centro urbano em direção a cidade mineira de Bocaina, já na Serra da Mantiqueira, conta hoje com mais de 80 alqueires ( cerca de 3.500.000 metros quadrados ), remanescente da época de ouro do café na região.

• O Complexo Cultural da Fazenda Machadinha é o resultado da conjunção de políticas públicas federais, estaduais e municipais voltadas para o resgate histórico, cultural e patrimonial de locais formadores da sociedade em função das relações entre territorialidade e ancestralidade negra.

A Fazenda Machadinha, bem tombado desde 1979, é formada pela Casa Grande – hoje em ruínas -, por antigas senzalas preservadas pelos próprios moradores – descendentes dos escravos que ali permaneceram após a abolição -, pela antiga cavalariça e pela capela de Nossa Senhora do Patrocínio.

• A Fazenda da Pedra, localizada na cidade de São Fidélis também serviu de abrigo para muitos escravos. O local foi restaurado a pouco tempo para receber a visita de turistas, em comemoração aos 200 anos da chegada da Família Real no Brasil.

Estado de Minas Gerais

• Localizada no município de Belo Vale, interior de Minas Gerais, a antiga Fazenda da Boa Esperança, foi tombada pelo IEPHA em 1975. Após isso tornou-se o Museu do Escravo e poe ser visitada frequentemente pelos turistas.

• A Fazenda Santa Clara em Parapeúna – Santa Rita de Jacutinga – MG, tinha como atividade principal na época a reprodução de escravos. A fazenda foi palco do seriado Abolição e da novela Terra Nostra.

Horário: 9h às 17h, com agendamento prévio.

Informações Turísticas: (32) 3283-1018

Fontes: http://www.dgabc.com.br

             www.genealogiafreire.com.br/bopp/a_fazenda_monte_alegre.htm

             www.museusdorio.com.br

               http://www.conservatoria.kit.net/pontos_turisticos.html

Anúncios

Um pensamento sobre “Conheça as antigas fazendas de escravos no Brasil

  1. oi meu nome e sidney moro no rio tenho muita vondade de conhese

    estas vazendas antigas gosto muito da nossas estorias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s