Onde tudo começou… até chegar ao altar


O casamento é  uma celebração conhecida no mundo todo pelos seus certames singulares e suas tradições de união entre um casal apaixonado.

No entanto, apesar de nos preocuparmos tanto com os detalhes do evento, acabamos nos esquecendo de suas raízes. Afinal, tudo pode ficar muito mais interessante e divertido se soubermos de onde vieram os costumes aplicados em uma cerimônia.

Ficou curioso? Então veja a seguir a origem de alguns costumes matrimoniais:

Vestido Branco

A tradição do vestido de noiva branco começou a ser usado em casamentos depois que a Rainha Vitória, da Inglaterra, usou a cor pela primeira vez, em seu casamento com o Príncipe Albert.

Após a foto oficial do casamento ter sido publicada em vários meios, a cor do vestido virou tendência e fez com que as noivas da época também escolhessem vestidos brancos em demonstração de devoção à rainha. A tradição continua até os dias de hoje.

Antes da era vitoriana, as noivas costumavam usar vestidos de qualquer cor, exceto preto, que é a cor usada em funerais, e também vermelho, que era uma cor ligada à mulheres de programa.

Buquê

A tradição especial do buquê é um símbolo da vida, pois está ligada à fertilidade, isso porque as  flores são os órgãos reprodutivos das plantas.

Para os antigos gregos e romanos, o buquê era feito com uma mistura de alho, ervas e grãos. Esperava-se que o alho afastasse maus espíritos e as ervas ou grãos garantissem uma união frutífera. Os antigos romanos costumavam atirar flores no trajeto da noiva, pois acreditavam que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.

Na Europa, durante a Idade Média, os arranjos começaram a tornar-se mais sofisticados devido à chegada de flores exóticas.

Na época Vitoriana, como era impróprio declarar abertamente seus sentimentos, criou-se então a “Linguagem das Flores” para demonstrar suas intenções sem falar uma palavra sequer. Os buquês passaram a ser escolhidos por causa do significado das flores. Clique aqui para conhecê-los.

Alianças 

A aliança é em forma de círculo, ou seja, representa toda a perfeição de uma unidade perfeita, que não tem começo ou fim. Segundo os historiadores, os Faraós do Egito foram os primeiros a usarem esse símbolo que na época significava eternidade. Era como uma promessa pública de honrar um compromisso ou um contrato. E o casamento nada mais é do que a honra de um compromisso que o casal faz perante a sociedade.

As primeiras alianças eram feitas de ferro. Só na idade média é que começaram a usar outros materiais para produzi-las, como o ouro e as pedras preciosas. Além disso, os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d’amore) que estava diretamente ligada ao coração, por isso seria neste dedo que a aliança de casamento deveria ser usada.

Daminhas e Pajens 

Na antiguidade as meninas se casavam muito cedo, por isso, precisavam da ajuda das irmãs mais velhas para se vestir. Na cerimônia as damas tinham a missão de proteger a noiva dos espíritos ruins. Para confundir esses espíritos, elas se vestiam igualzinho à noiva. Dizia-se antigamente que quanto mais crianças forem as damas e os pajens, mais felicidade trarão para o casal.

Lua de mel 

Na antiguidade, os povos germanos tinham por hábito casar na lua nova. Depois, os noivos brindavam ao luar com uma mistura de água e mel. Vem daí o nome lua de mel.

Mês de Maio

As noivas cristãs preferem se casar no mês de maio, por ele ser dedicado à Virgem Maria, que é a protetora das uniões. Segundo a Bíblia, foi por causa de Maria que Jesus fez seu primeiro milagre: multiplicou o vinho numa festa de casamento.

Véu?

Nas antigas cerimônias nupciais, gregas e romanas, os noivos cobriam-se inteiramente com um longo véu, num leve tom laranja. Hoje, o véu ganhou outra proporção, ficou curto. A ideia do véu é retratar o recato e a castidade.

Fontes:

http://www.noiva.org/origem-vestido-de-noiva.php

http://www.casamentoecia.com.br

http://www.blogdamulher.com/origem-da-alianca-de-casamento

    http://www.noivacarioca.com.br/blog/tag/origem-das-daminhas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s