Museus brasileiros que retratam a imprensa


FotoMuseu da Comunicação Social Hipólito José da Costa em Porto Alegre

Informação nos torna cultos, e para adquiri-la não é preciso muito esforço, afinal basta olhar para as ruas que logo nos deparamos com bancas de jornais expondo suas edições, panfletos, sons e imagens que nos rodeiam por todos os cantos.

E dentre tantos mecanismos de informação, temos a imprensa. Um meio de comunicação desenvolvido a partir dos princípios de Johanes Gutenberg – um inventor gráfico alemão que introduziu mecanismos inovadores que possibilitaram a impressão das cópias de livros manuais – e, como consequência disso, chegamos ao que se pode ver hoje: livros, revistas, manuais, ou seja, tudo que pode vincular o conhecimento que é passado de um para o outro. Porém, e a própria história da imprensa?

Vamos ajudar você, estudante de comunicação social ou simplesmente amante da informação, a se a profundar nos conhecimentos adquiridos através dos anos pela linha do tempo dos avanços da imprensa e da comunicação.

Veja os lugares que podem ser visitados:

Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa – Porto Alegre

O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa é um museu localizado em Porto Alegre na rua das Andradas. A instituição conta com coleções completas de jornais e revistas, reunindo cerca de oito mil títulos, datados desde o ano de 1827. Apresenta um acervo considerável relacionado à imagem e ao som (fotografia, cinema, rádio, televisão e vídeo) e resgata parte da memória da publicidade e da propaganda principalmente através de peças gráficas. Objetos e equipamentos também retratam a evolução tecnológica na área da Comunicação Social.

Localização: Rua dos Andradas, 959

Cep 90020-005 – Porto Alegre/RS

Telefones: Administração (51) 3224 4252

Assessoria de Comunicação (51) 3286 2051

http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br

Museu da Imprensa Brasileira – Niterói

O Museu da Imprensa Brasileira, situado em região central de Niterói, possui um interessante acervo com exemplares de jornais de todo o Brasil e exposição permanente de equipamentos de imprensa e redação.

O acervo exposto abrange tanto equipamentos do século 20 como também de tempos remotos, incluindo uma réplica da prensa de Gutemberg, inventada no século 15. Grandes máquinas, típicas de determinadas época e eras da imprensa podem ser vistas no local, percebendo assim as mudanças de métodos produtivos acompanhando as novas tecnologias.

Alguns painéis também falam da história da imprensa Brasileira como também da evolução das máquinas e equipamentos em todo o mundo

Localização: Rua Marquês de Olinda, 29, Centro de Niterói

Informações pelo telefone 2620-1122-r. 211

O Museu se encontra aberto de Segunda a Sexta Feira de 9 às 17horas

A entrada é franca e podem ser agendadas visitas para grupos.

Museu da imprensa Nacional – Brasília

O Museu da Imprensa foi inaugurado em 13 de maio de 1982, nos jardins da Imprensa Nacional. Seu prédio possui 680 metros quadrados de peças e documentos raros, alguns únicos, como é o caso do primeiro clichê de um desenho feito no Brasil, a planta da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Outra peça que atrai visitantes de todo o mundo é o Prelo Machado de Assis uma máquina de impressão inglesa fabricada em 1833. Existem apenas dois exemplares em todo o mundo. Uma curiosidade: ela funcionou na Imprensa Nacional até 1940.

O visitante fica admirado com a riqueza do acervo. Além de peças famosas, o Museu da Imprensa exibe vários tipos de máquinas de impressão, instrumentos utilizados em artes gráficas, brasões, florões, mobiliário e manuscritos, um exemplar da Constituição de 1891, um exemplar do primeiro jornal impresso no Brasil, “A Gazeta do Rio de Janeiro”, e Diários Oficiais históricos.

Localização: SIG Qd 6 s/n lt 800

Brasília – DF, 70610-460

Tel: (61) 3441-9400

Fontes: wikipedia

http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br

AMI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s