Conheça a cratera azul de Belize, um fenômeno surpreendente


'Surpreendente' Esta é a palavra mais adequada para se descrever esta bela paisagem que mais se assemelha a outro planeta.

Para quem gosta de apreciar as paisagens mais atípicas o mundo, a cratera azul de Belize é o ambiente ideal para causar sensações onde o espanto e o surpreendente se unem em um único lugar.

O grande buraco azul, localizado em Light House Reef a meio caminho entre Long Caye Caulker e Sandbore, fica a cerca de 60 quilômetros ao leste da cidade de Belize, a qual também leva o nome do país, localizado na América Central.

Segundo os exploradores da região, tal fenômeno impressionante, se formou há cerca de 65 mil anos, quando o mundo estava à beira da última grande era glacial e com isso o nível do mar das Bahamas era de até 150 metros abaixo do que é hoje. Assim, com o tempo o calcário das ilhas foi erodido por redes de água e então surgiu a vasta caverna. Quando as águas subiram novamente, cerca de 10.000 anos atrás, algumas destas desmoronaram e os buracos azuis foram formados.

Além desta enorme cratera, as águas territoriais de Belize contêm várias profundas cavidades circulares conhecidas como buracos azuis, que muitas vezes, são as entradas para redes de cavernas, algumas delas de até 14 km de comprimento.

Durante anos de pesquisa, mergulhadores relataram um vasto número de criaturas aquáticas, dentre elas, espécies endêmicas e outras ainda desconhecidas pela ciência. Além disso, eles filmaram as câmaras cheias de estalactites e estalagmites, algumas espécies de formações semelhantes de cavernas.

O lugar se faz tão impressionante, que ganhou fama e merecimento de notoriedade em 1997, quando foi eleito um dos Patrimônios Mundiais pela UNESCO.

Vale a pena, dar um giro de helicóptero e registrar esta cena inesquecível para avida toda!

Fontes: ueba.com

wikipedia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s