“Férias no exterior”. Quanto tempo elas duram?


Pode-se dizer que as férias são o período mais esperado do ano, seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo. Deste modo, as pessoas usufruem deste intervalo para poderem descansarem e ainda esquecer os problemas que se acumulam durante a jornada de afazeres.

No Brasil, o período de férias, segundo as leis trabalhistas é de no mínimo 20 ou 30 dias consecutivos por ano, sendo que aqueles que têm apenas 20 dias podem requerer compensação pelos outros 10 dias em forma de aumento no salário. Um trabalhador deve gozar as férias necessariamente entre 12 e 24 meses decorridos desde a data da sua contratação, ou desde as últimas férias. Já as férias escolares ocorrem duas vezes ao ano, sendo estas no mês de julho – em um período de aproximadamente 15 dias – e as férias de verão que ocorrem nos meses de dezembro e janeiro. Normalmente, no mês de fevereiro elas se estendem um pouco mais por conta das comemorações do carnaval.

No entanto, nem todas as partes do mundo seguem o modelo brasileiro. Por isso, confira abaixo as leis de cada país com relação a este período tão esperado:

França

Na França, alunos e professores têm direito a férias cinco vezes por ano. Uma semana na época de Finados (fim de outubro), duas semanas no Natal e Ano Novo, duas semanas em fevereiro, duas semanas na primavera (abril) e durante todo o verão, ou seja: julho e agosto.

Inglaterra

Na terra da rainha, o ano possui 195 dias letivos, sendo divididos em 3 períodos (chamados Terms) de, aproximadamente, 13 semanas cada:

• Autumn Term: de setembro a dezembro, com intervalos para descanso de 27 de outubro a 2 de novembro e entre o Natal e o Ano Novo.

• Spring Term: janeiro a abril, com intervalos para descanso de 16 a 22 de fevereiro e de 3 a 18 de abril.

• Summer Term: abril a julho, com um intervalo para descanso de 31 de maio a 4 de junho.

As férias escolares começam por volta do dia 22 de julho, estendendo-se por todo o mês de agosto.

Portugal

Em Portugal, o código do trabalho, estabelece o período de 22 dias úteis, como limite mínimo do direito a férias, sendo esse limite suscetível de alargamento por efeito da assiduidade do trabalhador, no ano a que as férias se reportam. Este regime tem subjacente, o objetivo de combater o absentismo através de um prêmio aos trabalhadores, que pode chegar a mais 3 dias de férias, além dos 22 previstos na lei, permitindo assim até aos 25 dias úteis.

Já as férias escolares são divididas da seguinte forma: férias do Natal, que começam na 2ª quinzena de dezembro e duram 15 dias até 2 de janeiro; em fevereiro ou março há 3 ou 4 dias de mini férias de Carnaval; seguem-se os 15 dias de férias da Páscoa (em março ou abril, dependendo do ano); e, por fim, as férias de Verão ou “férias grandes” que começam em junho, a semana de início dependendo da decisão da escola, estendendo-se por julho e agosto e terminando na primeira quinzena de setembro.

Japão

Por ser conhecido como o “país dos sem férias”, o trabalhador japonês tem apenas 15 dias de férias anuais remuneradas. Os motivos para tamanho empenho são vários, e passam pelo sentimento que muitos trabalhadores japoneses têm de “evitar excesso de serviço para os colegas”. Outro motivo é o extremo apego que o país tem ao critério da senioridade, onde funcionários mais velhos – não necessariamente os mais competentes – têm preferências em promoções, o que gera uma hierarquia com idades compatíveis com as respectivas posições. E como os funcionários mais velhos geralmente não tiram férias, os mais novos seguem o exemplo, num gesto de quase pressão social.

O ano letivo escolar dos japoneses inicia-se em abril e termina apenas em março do ano seguinte. As férias escolares ocorrem no mês de agosto (férias de verão) e janeiro (férias de inverno). No entanto, devido à atividades esportivas, as crianças treinam e participam dos jogos de campeonatos escolares e regionais mesmo durante as férias.

Estados Unidos

O ano escolar letivo nos EUA, inicia-se em agosto ou setembro. E as férias anuais ocorrem nos meses de julho e agosto.

Fontes: wikipedia.org

http://www.nerdssomosnozes.com

br.franceguide.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s