De colônias francesas a lugares paradisíacos


Praia de Nha Trang, no Vietnã

Durante os períodos de colonização, a França tomou posse de várias terras ao redor do mundo, as colônias francesas. Com o intuito de explorar essas terras, a França dominou alguns territórios que, desde então, passaram a sofrer bruscas mudanças partindo para os princípios, tradições e cultura dos franceses.

O que eram antigamente colônias francesas, hoje se transformaram em belíssimos pontos turísticos, muitos deles até paradisíacos. E se você é apaixonado pela cultura desses povos, então não deixe de conhecer alguns famosos pontos turísticos os quais foram colonizados pelo país e que hoje, são considerados uns dos lugares mais belos do planeta.

Tunísia

Situada no Norte de África entre a Algeria e a Libia, onde o sul toca o deserto, este país deixou de ser uma colônia francesa em 1956, onde os seus 10 milhões de habitantes vivem sob um regime de islamismo moderado, em contraste com os seus vizinhos.

Turismo

A costa rochosa do Norte da Tunísia é apenas selvagem numa primeira impressão. Logo em seguida, sob um olhar mais atento, o azul intenso do Mediterrâneo e os areais cor de marfim que despontam das escarpas abruptas deixam adivinhar inúmeros recantos solitários onde é possível gozar longos dias soalheiros.

Dentre tantos pontos turísticos, a cidade de Belize, por exemplo, é apelidada de “Pérola do Norte”, tendo sido disputada ao longo dos tempos por diversos povos, dada a sua situação geográfica estratégica. Foi a última a ser entregue pelos franceses, quando estes perderam o seu protetorado sobre a Tunísia, não sem antes ter sido ocupada pelos alemães, durante a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, a capital do Norte parece querer repousar após séculos de vida conturbada. O seu centro histórico – constituído pelo velho porto pesqueiro flanqueado pelo forte (sécs. XII e XVII) e pela medina – é revelador do quotidiano descontraído dos seus habitantes. No Verão, os pescadores reparam as linhas no alto das suas embarcações coloridas, os homens bebem chá e fumam narguilé nas esplanadas, enquanto as crianças saltitam pelo cais, perpetuando um cenário que, mesmo num primeiro relance, se afigura familiar. É um verdadeiro paraíso.

Caribe

Caribe é uma região formada por inúmeras ilhas, ilhotas e arquipélagos, cujo nome vem do mar que liga seus países e territórios: Mar do Caribe, também conhecido como Mar das Caraíbas ou ainda Mar das Antilhas. O Caribe se situa entre a América do Sul e a América do Norte, e a leste da América Central, da qual é parte. Fica inteiramente no Hemisfério Norte e seu clima é tropical.

O Caribe é um delicioso clichê. Águas quentes e claras, areia branca, muito sol e resorts de luxo são alguns dos aperitivos que atraem milhares de turistas ano após ano para suas paradisíacas praias. Mas, além de todas essas já conhecidas características, um universo cultural está fincado na região. Havana, em Cuba e Santo Domingo, República Dominicana, são exemplos de museus a céu aberto bem conservados.

Ilha de madagascar – África

Em 1883 a França invadiu Madagascar e em 1896 seu controle sobre a ilha era total, assim Madagascar se tornou uma colônia francesa. A França usava Madagascar como fonte de madeira e de produtos exóticos como a baunilha. O povo Malagasy tentou se rebelar contra a presença francesa, especialmente em 1918 e 1947, mas a independência só veio em 26 de Junho de 1960.

Turismo

Essa exótica ilha, ex-colônia francesa, localizada em pleno Oceano Índico, a 402KM da costa oriental da África, é repleta de lêmures e apresenta paisagens incríveis em seus 1580 Km de extensão e 570km de largura.

Madagascar é famosa não somente por ser o habitat de inúmeras espécies de lêmures, mas também por sua flora exuberante (abriga mais de dez mil espécies de plantas) e principalmente, por ser mais do que um paraíso tropical: não somente as praias intocadas (e lendas de piratas e tesouros escondidos) encantam nessa ilha, mais a própria diversidade geográfica (e cultural), que leva o visitante a um mundo exótico onde convivem plantas, planícies, savanas, selvas, montanhas e desertos.

Vietnã

A região do atual Vietnã foi parte da Indochina, colônia francesa desde o final do século XVIII . O processo de descolonização processou-se após a Segunda Guerra Mundial, a partir de violenta luta envolvendo as tropas francesas e os guerrilheiros do Viet Minh ( Liga para a Independência do Vietnã ) ligada ao Partido Comunista, que por sua vez havia sido fundado em 1930 por Ho Chi Minh.

Turismo

O Turismo no Vietnã é um grande componente importante, pois além de ter lugares paradisíacos é um lugar que se supera aos poucos devido ao crescimento deste setor. As principais cidades visitadas pelos turistas são: Hanói, Hué, Danang, Nha Trang, Phan Thiet e muitas outras cidades, sem contar que ele tem mais de 3 mil quilômetros de costa onde tem um grande potencial para desenvolver o turismo através do Cruzeiro.

Uma longa fila de coqueiros acompanha os sete quilômetros da límpida praia de Nha Trang, no litoral sul do Vietnã. Dotada de ambiente tranquilo, a praia é também favorecida pelo clima: média de 23 °C e dias quentes o ano todo. Não é de se estranhar que o local ocupe um posto de destaque entre as rotas turísticas internacionais.

O litoral de Nha Trang é pontilhado por diversas ilhas, como Hon Ter, o que aumenta a oferta de praias. Como se não bastasse essa costa privilegiada, a cidade vietnamita tem ainda outra característica que a deixa ainda mais atrativa: ela é cercada por imponentes silhuetas de montes e montanhas que se destacam a cada pôr-do-sol.

Fontes: http://www.geocities.ws

terra / turismo

wikipedia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s