Biblioteca pública é construída com mil caixas de cerveja


Imagine você poder diminuir a quantidade de lixo de sua cidade e ainda transmitir conhecimento para toda a população? Pois é isso que os moradores da cidade de Magdeburg, na Alemanha, estão colocando em prática.

Um projeto pioneiro e bastante criativo foi realizado pela própria população da cidade. A ideia? Uma biblioteca construída, basicamente, com mil caixas de cerveja. Para isso, as embalagens plásticas, que são habitualmente usadas para vender bebidas em lotes, foram doadas por uma empresa da região. Assim, com a ajuda da própria comunidade a biblioteca foi erguida. Além disso, o escritório de design Karo também contribuiu fazendo o acabamento de toda a obra reutilizando partes da fachada de um armazém abandonado da cidade.

O espaço, cujo nome é Open Air Library, é uma biblioteca pública, construída com fins sustentáveis. Desta maneira, a iniciativa propõe a diminuição da quantidade de lixo despejado nas ruas da cidade e ainda incentiva o hábito de leitura entre os moradores.

Mesmo depois de pronta, a biblioteca continua dependendo da boa vontade da população, uma vez que ela não possui sistemas de segurança e muito menos de controle com as obras. A biblioteca recebe diariamente doações de livros. Estes, por sua vez, devem ser usados somente para leitura e consequentemente devolvidos ao acervo. Até então, todos foram devolvidos e continuam bem preservados.

O edifício público que funciona 24 horas por dia, também conta com uma área externa verde, própria para apresentações culturais. Tudo desenvolvido com intenção de resgatar a autoestima da população que se sentiu praticamente abandonada após a reunificação da Alemanha.

Será que a iniciativa também funcionaria por aqui?

 Fonte: Superinteressante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s