Pedras se movem sozinhas no Vale da morte, EUA


O planeta Terra abriga vários lugares considerados incrivelmente inusitados, e dentre eles uma zona do chamado “Vale da Morte”, na Califórnia (EUA), ainda desafia muitos cientistas, devido a um estranho fenômeno que ocorre no local: as pedras da paisagem parecem se mover por conta própria, deixando para trás longas trilhas no chão de argila rachado.

Estas peregrinações minerais confundem os cientistas há mais de cinco décadas. Ninguém nunca viu as pedras – com o tamanho de uma garrafa de refrigerante de um litro, porém muito pesadas – realmente se movendo, mas elas devem se mover, porque as rochas locais e as trilhas que elas deixam atrás de si, mudam de posição ao longo do tempo.

Estranhamente, as pedras se deslocam por cerca de 4,5 km, e quase 2 km de diâmetro. Teorias acreditavam que alienígenas eram os responsáveis por tais atitudes, outros culpavam estudantes engraçadinhos da Universidade de Nevada, em Las Vegas. Mas isso não é plausível, porque se alguém estivesse empurrando-as, haveria marca de pegadas.

Para desvendar esse mistério desértico, há um tempo atrás, um grupo de estagiários da NASA encarou a missão de estudar o fenômeno. Para isso, foram coletados medidas de GPS, instrumentos que haviam sido enterrados no solo três meses antes, para medir umidade e temperatura; e uma infinidade de outros dados.

Até então, os resultados mostraram que durante os meses de inverno, gelos são formados em torno das rochas, o que lhes permite deslizar sobre a superfície congelada do deserto. Os dados recolhidos indicam que o local estava molhado e frio o suficiente durante o inverno para formar gelo. Segundo os pesquisadores, isso prova que algumas das condições exigidas para mover essas pedras foram cumpridas. Alguns investigadores acreditam ainda que as plantas locais também podem desempenhar um papel.

O grupo de pesquisadores pretende lançar um livro relatando como funciona, teoricamente, as reações atípicas.

Fontes: wikipedia

hypescience.

Anúncios

Um pensamento sobre “Pedras se movem sozinhas no Vale da morte, EUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s