“Perdi o meu passaporte no exterior.” E agora?


Durante uma viagem ao exterior devemos dar atenção redobrada aos nossos documentos. Isso por que, uma vez que são perdidos, podem lhe dar uma boa dor de cabeça. É o caso dos passaportes. Estes, quando roubados ou perdidos, necessitam de providencias bastante burocráticas para se adquirir um novo. E como de praxe, ressarcimentos monetários.

A primeira providência a ser tomada é ir até o consulado ou embaixada para solicitar um substituto. Caso esteja em uma cidade sem representação brasileira, prepare-se para uma viagem dentro de outra. Se o extravio ocorrer durante um final de semana ou feriado, prepare-se para ficar mais alguns dias viajando.

TIRE SUAS DÚVIDAS

Perdi o passaporte. E agora?

O primeiro passo é ir até a polícia local e fazer um boletim de ocorrência. Caso não seja possível, faça uma declaração de perda ou roubo no próprio consulado.

Como tiro novo passaporte?

No consulado ou embaixada, apresente o boletim de ocorrência e solicite o novo passaporte. Você vai desembolsar o dobro do pagamento normal. Cerca de US$ 160 – valor relativo ao passaporte novo, mais taxas.

Quanto tempo demora para ficar pronto?

A demora, em geral, depende da época em que ele é solicitado. Os meses de férias são os mais demorados.

Um seguro de viagem pode ajudar?

Sim. Ou com auxílio por telefone ou com uma assistência mais completa. Neste caso, o cliente recebe um empréstimo e, quando voltar ao Brasil, pagará com acréscimo as taxas do envio.

Se precisar adiar meu retorno, terei de pagar multa à companhia aérea?

A perda do documento não justifica a isenção e o custo dependerá do tipo da passagem adquirida. Se tiver bilhete mais caro, provavelmente não precisará.

O valor será cobrado em dólar?

Não, será cobrada em “real Ouro”. Trata-se de um indicador monetário para formação de preços das taxas dos consulados e embaixadas.

Fonte: Folha / Turismo

Um pensamento sobre ““Perdi o meu passaporte no exterior.” E agora?

  1. Muito interessante esta materia. Isso ja aconteceu cmg e realmente tive que ir ate o consulado para retirar um novo!

Deixe um comentário