10 dicas de etiqueta para quem estiver em NY


“Quando em Roma, faça como os romanos” Esse o famoso ditado popular que dita a valorização e o respeito dos costumes estrangeiros. Neste caso, vamos para Nova York!

Também conhecida por “Big Apple”, a cidade que concentra a maior economia do mundo, também se faz carregada de valores, costumes e crenças. Por isso, na hora de fazermos uma visitinha é essencial que aprendemos um pouco mais de sua cultura para sermos melhor recebidos e também não passar por nenhum constrangimento. Veja abaixo dez dessas dicas, a maior parte selecionada pelo site Gothamist.

1. A principal: não mexa com a privacidade dos outros, seja encarando alguém no metrô, ou espiar da sua janela, ou ainda parecer estar intencionalmente ouvindo a conversa dos outros.

2. Não fique lembrando a tragédia de 11 de setembro em uma conversa.

3. Jamais refira-se à cidade como “the Big Apple” (“a Grande Maçã”, em tradução); também não se recomenda dizer expressões como “only in New York!” (“só mesmo em NY”) ou “a New York minute” (“um minuto de NY”, considerado mais rápido) –apesar de estas últimas serem ocasionalmente ditas por locais, ironicamente.

4. Não use camisetas ou outras peças de roupa que mencionem Nova York, como I – coração – NY, exceto os referentes a algum time esportivo.

5. Quando você pegar um ônibus ou metrô, tenha seu troco ou cartão a postos, para não fazer os outros perderem tempo.

6. Não finja ter sotaque de Nova York.

7. Não “roube” o táxi dos outros. Se alguém já estava tentando chamar um motorista, não “invada a área” dele.

8. Cidadãos de Nova York fazem suas refeições tarde, não proponha um jantar antes das 19h, a não ser que crianças estejam envolvidas.

9. Não pergunte onde você pode encontrar “New York PIzza”; “pizza” é o suficiente. E não diga que prefere pizza de Chicago, ou principalmente da Califórnia. E não pergunte sobre um “bom restaurante” ou um “bom hotel”; há milhares deles, tantos “bons”.

10. Não toque uma criança filha de um desconhecido.

Fonte: Gothamist.

Anúncios

2 pensamentos sobre “10 dicas de etiqueta para quem estiver em NY

  1. Achei muito interessante o artigo. Tenho muito interesse em um dia visitar esta cidade incrível, porém fiquei muito curiosa com o porquê de não se fazer isso ou aquilo. Várias das dicas são atitudes que uma pessoa educada deve ter, concordo. Agora algumas coisas ficaram no ar. Exemplo: Não chamar a cidade de “Big Apple”… Por quê? Os moradores de lá veem essa expressão como sendo irônica ou algo parecido? E porque não usar camisetas com escritos “I – coração – NY”? Antigamente eu via algumas aqui no Brasil.
    Gostaria muito de ter essas dúvidas esclarecidas.
    Um grande abraço!

  2. Olá, obrigada pelo comentário. Esclarecendo suas dúvidas, (segundo as fontes pesquisadas) parece irônico, mas os nova iorquinos veem o fato como uma invasão estrangeira. Dificilmente se vê americanos utilizando essas camisetas. É muito comum encontrarmos os nativos vestindo um “I – coração – e algum outro substantivo”, mas nunca NY.
    Já o nome “Big Apple”, apesar de ser culturalmente associado à cidade por conta do jazz e das corridas de cavalo, nas décadas de 20 e 30, atualmente os americanos não gostam da associação pois ela, de certa forma, acabou tornando-se pejorativa – não por completo – (envolvendo sexo e drogas). Por conta disso, é aconselhável referir-se ao nome da cidade e não aos apelidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s