RIO DE JANEIRO – um espetáculo de Carnaval


Desfile no Sambódromo Rio de Janeiro (Foto divulgação)

São milhares de pessoas sambando, contagiando corações, transbordando emoções. Falar em carnaval é falar em Rio de Janeiro, cidade que mais recebe turistas no Brasil e que é mestre em organizar a festa mais esperada depois do Réveillon.

Um batalhão de pessoas se envolvem na grandiosa festa. Cada escola de samba representa uma comunidade, que é comandada por carnavalescos, profissionais gabaritados, extremamente criativos e que são responsáveis pelo espetáculo que você vê na avenida, uma passarela de 800 metros de extensão, chamada de Sambódromo, circundada por arquibancadas, camarotes e frisas. No desenvolvimento do enredo de cada escola, trabalham juntos,coreógrafos, desenhistas, músicos, letristas, entre outros profissionais. Enquanto essa equipe se preocupa com a criação, os milhares de integrantes, pessoas da comunidade ou quem quer fazer parte da escola, serão as estrelas que farão a festa na passarela do samba. Isso mesmo, a participação é aberta a quem queira comprar uma fantasia e estar no centro das atenções.

Carnaval de rua (Foto divulgação)

Porém, nem só do desfile das escolas de samba é feito o Carnaval carioca. Fora do Sambódromo, a animação das bandas e blocos que desfilam pelas ruas da cidade, também são contagiantes. A festa tem início na Avenida Rio Branco, quando o prefeito, simbolicamente, entrega as chaves da cidade ao Rei Momo. Depois, todos seguem para a Cinelândia, onde estão bandas que interpretam marchinhas carnavalescas e samba e transformam o local em um grande clube de carnaval.

Outros blocos ficam espalhados pelos bairros da cidade, como a “Banda de Ipanema”, que sai há mais de 30 anos pelas ruas do bairro, partindo da praça General Osório. O “Suvaco de Cristo”, que desfila no domingo de Carnaval pelas ruas do bairro Jardim Botânico, o “Bola Preta”, que sai no sábado pelas ruas do centro da cidade e o “Monobloco”, febre entre os jovens cariocas, que desfilam no domingo pela orla do Leblon até chegar em Ipanema.

Copa Cabana Palace (Foto divulgação)

Para os mais sofisticados que gostam de um lugar elegante, o melhor é ir no Baile do Copacabana Palace, que acontece todos os anos no sábado de Carnaval. A festa reúne a nata da sociedade; todos trajando fantasias de luxo ou black-tie.

Ainda existem os bailes mais liberais, onde tudo pode, os mais conhecidos são os do Scala, no Leblon, e os do Monte Líbano, na Lagoa.

Endereços e Telefones Úteis:

Sambódromo: Av. Marques de Sapucaí, centro, Rio de Janeiro.

Copacabana Palace: Av. Atlântica, 1702 Rio de Janeiro – (21)2548-7070.

Scala Clube: Av. Treze de Maio, 23, Centro, Rio de Janeiro – (21)2239-4448.

Monte Líbano: Av. borges Medeiros, 701, Leblon, Rio de Janeiro – (21)2512-8833.

Confira nos links  alguns pacotes de viagem para o carnaval 2012 do Rio de Janeiro: http://migre.me/752GU

http://www.riodejaneironow.com/carnaval.htm

http://www.brasilazul.com.br/pacotes-de-carnaval.asp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s