Igreja de São Francisco da Penitência é reaberta depois de doze anos


Interior entalhado em cedro coberto de partículas de ouro

Rio de Janeiro, esta cidade maravilhosa, é um dos destinos mais cobiçados do planeta. Tem um povo de muita simpatia, praias indescritíveis, o melhor carnaval do mundo e ainda esconde muitos segredos que você deve apreciar em uma de suas viagens.

O barroco brasileiro reuniu uns dos mais imponentes conjuntos arquitetônicos do mundo. Ouro Preto, Congonhas do Campo e o centro histórico de Salvador fazem parte de lugares maravilhosos que deixam de queijo caído os grandes especialistas em história da arte. Mas é atrás de uma fachada carioca desprovida de luxo, que se esconde um dos maiores tesouros do barroco tropical. A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no centro do Rio de Janeiro, marca da arte dos séculos XVII e XVIII.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência

Depois de doze anos abandonada à umidade e aos cupins, ela passou por um minucioso trabalho de restauração, que durou de 1998 a 2002. Volta-se a ver assim como eram originalmente as obras de três dos mais importantes artistas portugueses da época: o entalhador Manuel de Brito, o mestre escultor Francisco Xavier de Brito e o pintor Caetano da Costa Coelho.

Altar-mor

A Igreja se tornou um belíssimo ponto turístico devido sua suntuosa decoração religiosa. O interior é todo entalhado em cedro coberto departículas de ouro. O altar-mor, dominado por um impressionante Cristo alado, que representa o sonho de São Francisco de libertá-lo do sofrimento da cruz. O teto, que retrata a ascensão do santo padroeiro da ordem, é pintado em perspectiva, técnica já comum no barroco italiano, mas nunca utilizada antes no Brasil. Você ficará impressionada ao visitar a Igreja.

Teto em perspectiva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s