Caldas Novas: uma ótima opção para se visitar no outono


(Fonte: CVC)

Caldas Novas é o principal ponto turístico do estado de Goiás. Sua principal atração são as águas quentes provenientes do aquífero da região. Fruto de características geológicas e topográficas, o aquífero surge a partir de duas camadas de rochas diferentes, o xisto e o quartzito.

O xisto é impermeável e permite que a água das chuvas o ultrapasse e se deposite nas fraturas do quartzito que se formam por esta camada se encontrar mais funda e se tornar mais rígida através da pressão recebida pelo interior da Terra. O aquecimento das águas é fruto desta pressão que gera calor e aquece as águas.

As águas quentes são a principal atração de Caldas. Os 80 hotéis da região possuem piscinas termais para o desfruto de seus hóspedes. Entretanto, há outras atrações para as pessoas que visitam a região como o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, o Parque das Primaveras, Jardim Japonês e o Lagoa Quente.

O Parque Estadual possui 123 km2 e se localiza a 5 km de Caldas Novas. O Parque é responsável por garantir que esta região seja o maior complexo hoteleiro a utilizar de águas termais para o turismo do mundo. O objetivo de sua criação era preservar a área que capta a chuva e abastece o lençol de águas termais. Atualmente funciona também como área de aprendizado, pesquisa e turismo.

Ocupando 25 mil m2 de puro verde, o Parque das Primaveras possui piscinas com águas termais, um mini zoológico, poços com águas termais e cascatas naturais. Outra atração são as instalações do Parque que estão em harmonia com a natureza, valorizando ainda mais suas características naturais.

O japonês Toshiyuki Murai construiu o Jardim Japonês de Caldas Novas. O jardim é propositadamente assimétrico para que seus visitantes tenham impressões diferentes do local. É interessante visitar o jardim acompanhado de um guia para saber sobre curiosidades da cultura japonesa e dos significados dos componentes do jardim.

Outra atração é a “Lagoa Quente” – seu nome original é Lagoa de Piratininga – que proporciona piscinas termais com nascente natural, saunas, áreas de camping e quadras de areia para a prática de esportes. A lagoa está localizada à 6 Km de Caldas Novas e a temperatura de suas águas pode atingir até 50º.

 

Fonte: Revista Turismo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s