Gostosas atrações de São Miguel do Gostoso


(Fonte: Wiki Week)

(Fonte: Wiki Week)

A origem do nome desta cidade é bastante peculiar. Segundo o site de São Miguel, existia um senhor chamado Manoel Gostoso dono de uma hospedagem onde os mascates se abrigavam. Devido a sua risada gostosa, o senhor ganhou o apelido de Seu Gostoso. Os estrangeiros que visitavam a cidadezinha começaram a chamá-la de Gostoso pela hospitalidade e pelo nome do simpático senhor. São Miguel vinha de uma promessa de um antigo morador que colocou a imagem do santo na igreja da cidade. São Miguel virou padroeiro da cidade.

Curiosamente o termo “Gostoso” só foi introduzido oficialmente após um plebiscito em 19 de novembro de 2000. Antes a cidade se chamava São Miguel dos Touros.

As praias de São Miguel são o principal atrativo turístico. Praias selvagens, limpas e desérticas, pios não se vê nenhuma barraca ou quiosque. As praias são: Ponta do Santo Cristo, referência internacional para a prática do windsurf; Praia do Cardeiro, Praia da Xepa e a Maceió.

O gostoso em Gostoso é sair a pé ou de bicicleta sem rumo para conhecer a cidade e suas belas praias. Como a cidade nasceu a partir de uma vila de pescadores, o tempo passa mais devagar e você não vai se preocupar com horários.

A comida típica também é um atrativo a mais para os turistas. O Restaurante Mar de Estrelas serve o famoso prato de risoto de funghi com camarão. O interessante é que este prato não existia no cardápio. Foi um cliente que passou por lá e pediu para Dona Maristela, dona do restaurante, para encrementar um dos pratos. Ela adorou a ideia e adotou no cardápio. Agora é referência turística de Gostoso.

A mesma Dona Maristela junto ao seu marido organizam o famoso Arraial Mar de Estrelas. Há também o Museu casa de Taipa que é uma casa e pau a pique de verdade que foi mantida para os turistas conhecerem os antigos costumes do sertanejo nordestino. À noite visite o Espaço Mix que tem um mirante com ambiente exótico entre árvores frutíferas ao som das ondas do mar e à brisa do litoral, propício ao relaxamento de seus visitantes.

Fonte: São Miguel do Gostoso / Folha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s