As belezas naturais do Deserto de Atacama


(Fonte: Gettyimages)

(Fonte: Gettyimages)

Para quem pensa que os desertos são formados apenas por toneladas de areia está parcialmente correto. Uma das exceções a esta “regra” é o Deserto do Atacama no norte o Chile que possui uma geografia riquíssima com cordilheiras, gêiseres, lagoas, montanhas e vulcões, o que faz do deserto um enorme atrativo para os amantes da natureza.

Valle de la Muerte

Um dos principais atrativos é a cavalgada no Valle de la Muerte. O vale cruza o leito do rio San Pedro, dunas e montanhas que foram esculpidas por cinzas vulcânicas e águas de um lago antigo.

Geysers del Tatio

O campo geotérmico do Atacama, conhecido como El Tatio, recebe suas primeiras visitas bem cedinho. Ao amanhecer, os visitantes podem ver as grandes colunas de vapor que saiem dos gêiseres e que podem chegar a 10m de altura e a temperaturas equivalentes a 85ºC. É oferecido também um banho na piscina termal da região.

Guatin – Punta del Inca

Um passeio ideal para as crianças, permite a observação da vegetação diversificada do deserto, como por exemplo, os cactos de mais de 250 anos ou os cactos verticais com 10 metros de altura. Outro atrativo do passeio é o encontro dos rios Puritama e Purifica que convergem para a formar o Rio Vilama. É possível também apreciar quedas d’água, pedras vulcânicas, etc.

Lagunas Cejar, Ojos del Salar, Chaxa e Altiplánicas

Com águas frias, as Lagunas Cejar e Ojos del Salar são ditas possuidoras de propriedades purificantes. A alta salinidade de suas águas facilita o relaxamento, pois não é preciso fazer muito esforço para flutuar, salvando energia e descansando o corpo.

A Lagoa Chaxa está localizada no centro do Salar de Atacama e reflete os belos e variados tons de rosa dos flamingos da região. Os lagos Miscanti, Miñique e seus vulcões são conhecidos como Lagunas Altiplánicas. O espelho d’água formado por eles cria um visual de tirar o fôlego e traz aquela sensação de paz e serenidade.

Quebrada de Kari e de Talabre

A Quebrada de Kari é um ponto de observação das Cordilheiras, do Salar e do oásis de San Pedro do Atacama, onde o visitante, ao descer por um desfiladeiro, passa por uma duna e chega ao cânion e pode apreciar incríveis formações rochosas. Já a Quebrada de Talabre fica na base do vulcão Lascar que, por ainda continuar ativo, dá um presente aos visitantes que podem observar “dança” da lava que modela os desfiladeiros ao redor.

Salar de Tara

A excursão ao Salar de Tara é uma das mais completas com vulcões, salares e formações rochosas maravilhosas e que compõem a Reserva Nacional dos Flamingos. Durante o passeio é possível ver os Monjes de la Pakana e o vulcão Zapaleri que faz fronteira com a Argentina e a Bolívia.

TrekkIng Pucara Cornisas

A trilha passa pela antiga cidade pré-inca e atacamenha Pucara de Quitor, construída em 900 a.C. e que foi dominada por Fernando de Aguirre, em 1535. Subir nas ruínas das construções da antiga cidade e observar a vastidão e a beleza selvagem do deserto é um dos atrativos principais de todo passeio. A caminhada ainda passa pelo Valle de Catarpe, contornando a Cordilheira do Sal e terminando a jornada depois de descer uma duna e atingir o Valle de la Muerte.

Valle de la Luna e Valle de Sete Colores

A semelhança da paisagem da região com a superfície lunar é o que dá nome ao Valle de la Luna. Com cavernas, dunas e outras estruturas, o cenário que se forma é de inúmeras cores nascidas da variação da intensidade e posição dos raios solares, o que confere ao local um visual incrível e mágico. O Valle de Sete Colores também cria um impressionante espectro de cores com erosões naturais pintadas com tons pastel.

Fonte: Gazeta do Povo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s