Passo-a-passo de como tirar passaporte


(Fonte: Divulgação)

(Fonte: Divulgação)

Ultimamente o Malas Prontas trouxe vários destinos internacionais para você conhecer e visitar. Mas nada disso será possível sem um passaporte. Pensando nisso, o blog traz hoje dicas passo-a-passo de como tirar este documento importante que lhe permite viajar e conhecer o mundo.

O primeiro passo é entrar no site da Polícia Federal – http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte/requerer-passaporte – e preencher o formulário eletrônico. Após completar o mesmo, o sistema gerará o GRU, boleto que tem o valor de um passaporte comum R$156,00.

Em seguida é preciso agendar uma data para ir até um posto da Polícia Federal para colher impressões digitais, tirar a foto e mostrar os documentos necessários – que estão listados abaixo. Alguns postos aceitam agendamento on-line, outros apenas por telefone.

Agendado o dia, o horário e pago o boleto (GRU), além do protocolo de solicitação e do comprovante de pagamento você deve levar os seguintes documentos:

– Documento de identidade (também vale a certidão de nascimento apenas para menores de 12 anos);

– CPF se maior de 18 anos, se menor, também será preciso levar o CPF do responsável;

– Título de Eleitor com o comprovantes ou justificativas da última eleição (dos dois turnos). No caso de você não tê-los, entre no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e imprima a Certidão de quitação eleitoral;

– Para os homens entre 19 e 45 anos é necessário o Certificado de Alistamento Militar;

– No caso de naturalizados, levar Certificado de Naturalização;

– Se já tiver passaporte, válido ou vencido, é necessário levá-lo também.

Lá no posto da Polícia Federal, a pessoa responsável checa todos estes ocumentos, tira sua foto e colhe as impressões digitais de todos os dedos das mãos. No final do processo, você receberá um protocolo com a data em que o passaporte ficará pronto, isso acontece dentro do prazo de 7 dias.

Ao ser informado de que seu documento está pronto, é preciso retirá-lo pessoalmente no posto em que o solicitou, mas não se esqueça de levar o protocolo e o seu RG original. O passaporte deve ser retirado dentro de 90 dias contado do dia em que ficou pronto, se passado este prazo o documento é cancelado.

Fonte: Decolar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s