Confira dicas para fazer uma viagem segura – Parte 02


(Fonte: Gettyimages)

(Fonte: Gettyimages)

Ontem o Malas Prontas deu algumas dicas para quem vai pegar a estrada fazer uma viagem segura. Hoje trazemos mais algumas dicas básicas, mas que, por vezes, os viajantes não seguem e acabam causando ou sofrendo graves acidentes.

Ultrapassagem

A manobra de ultrapassagem é muito arriscada. Ela requer habilidade, reflexos rápidos e boa noção de distância. Respeite a indicação das faixas de divisão, utilize as setas para informar sua intenção aos outros motoristas, não ultrapasse pela direita e apenas ultrapasse quando se sentir seguro, qualquer excitação pode levar a consequências gravíssimas.

Cinto de Segurança

Parece piada termos de alertar sobre o cinto de segurança, mas ainda existem pessoas que não utilizam este acessório básico e primordial à segurança. Todos no veículo devem utilizar o cinto, independente se estão sentados nos bancos da frente ou traseiros. Segundo o Cesvi, se mais 10% da população aderisse ao uso do cinto, 1.600 mortes por ano seriam evitadas no país.

Bagagem

Outro cuidado importante é quanto a bagagem. Respeite o peso líquido indicado no manual do automóvel. Lembre-se que o peso dos passageiros somados às malas aumenta o tempo de frenagem e diminui o poder de aceleração do veículo. Evite deixar bagagens soltas fora do porta-malas. Um objeto solto na cabine pode ter seu peso multiplicado 25 vezes se arremessado.

Crianças pequenas

Há uma ocasião especial que o cinto de segurança não é suficiente. É o caso de crianças pequenas. É impressionante a quantidade de pais negligentes que largam a criança solta na cabine do carro. Elas devem ser colocadas em cadeirinhas adequadas ao seu peso, tamanho e idade, como regulamenta o Conselho Nacional de Trânsito (Confran).

Fonte: Car and Driver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s