Lapa guarda história de conflito armado nacional


(Fonte: Sky Scraper City)

(Fonte: Sky Scraper City)

O Brasil sempre foi um país pacífico e mediador. São poucas as nossas memórias de guerra. Mas uma delas aconteceu na cidade da Lapa no Paraná. Lá podemos encontrar casas centenárias com marcas de tiros decorrentes do episódio Cerco da Lapa, no qual o exército nacional conteve a Revolução Federalista que visava instaurar um governo independente no sul do país.

A Lapa também é conhecida como a “Cidade dos Heróis” e se tornou um polo turístico pelo seu legado histórico. O Museu Histórico, que é o principal museu da cidade, contextualiza o conflito e tem vestes e armas expostas, além de recriar, em uma pintura, a morte do General Carneiro.

Outros museus importantes são a Casa Lacerda e o Museu das Armas. O primeiro era a morada de Joaquim Lacerda, civil braço direito do General Carneiro, e possui mobiliário, vestes e utensílios daquele e de seus familiares. O segundo mostra espingardas e até canhões expostos, além de fotos de cenas relacionadas ao episódio.

Aos apreciadores de bebidas, a fábrica de erva-mate recebe turistas para observar sua produção artesanal e o Alambique do Lara, que produz a cachaça “Na Bunda”. O mais novo empreendimento dos moradores da cidade é o turismo rural, com produção de mel e doces orgânicos.

Fonte: UOL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s