Dicas para fazer uma viagem sustentável


(Fonte: Gettyimages)

(Fonte: Gettyimages)

Fim de ano, muitas pessoas de férias viajando e curtindo o período de folga. É neste intervalo da rotina que alguns visitantes tendem a abandonar as boas maneiras e desrespeitar o meio ambiente, os costumes e até as pessoas do lugar para o qual viajam. Veja algumas dicas sustentáveis para entrar em harmonia com o ambiente no qual você se encontra e aproveitar ainda mais suas férias:

Conheça seu destino

Sempre que for visitar um lugar novo, informe-se sobre ele. Com a inclusão digital e os novos recursos digitais ficou fácil saber alguma coisa sobre os costumes, os pontos turísticos e a culinária do seu destino de férias. Em muitos casos, saber se portar como um nativo diante de certas situações mostra respeito e maturidade. O que nos leva a outra dica.

Respeite o diferente

Adapte-se aos costumes locais, ao invés de impor os seus. Muitas pessoas ao viajar se sentem incomodadas, pois querem que o lugar se adapte a elas e acabam não aproveitando o passeio. Respeite a cultura local e abra-se às novas experiências. Visitar lugares diferentes implica, experimentar, viver o diferente e não o mais do mesmo, em outras palavras, a rotina. Se for assim, é melhor ficar em casa.

Leve apenas o necessário

Sabe aquele pensamento: “ah, vou levar, vai que precisa”? Algumas pessoas acabam exagerando e levando além do necessário. É claro que é preciso ser precavido e se preparar para situações excepcionais, mas você não vai levar casaco de frio na praia, certo? Além do mais, pouca bagagem é fácil de carregar e oferece maior mobilidade nos momentos de chegada e de saída.

Deixe o que é da natureza em seu lugar

Sabe aqueles souvenirs que são retirados da natureza ou de construções históricas? Evite dá-los como presente. Deixe o que é da natureza em seu devido lugar. Prefira o artesanato local que, ao mesmo tempo irá agradar a pessoa presenteada e ajudará o mercado local.

Fique calmo

Deixe a ansiedade e os problemas do cotidiano para trás. Ao sair de férias é importante ficar tranquilo e aberto para as oportunidades de diversão que aparecem pelo caminho. Não se desespere se não der tempo de conhecer tudo e todos que gostaria. Aproveite cada passeio com calma e foco. Lembre-se do ditado popular “quem tudo quer, nada faz”.

Experimente a culinária local

Já ouviu falar em turismo gastronômico? Ele é feito por pessoas que buscam conhecer novos sabores. A culinária local também é um meio de aprofundar seus conhecimentos sobre a cultura local, além de ser menos agressivo ao meio ambiente e movimentar a economia da região.

Pé na estrada

Sempre que possível, prefira caminhar. Muitas vezes andar lhe traz o benefício de conhecer lugares pelos quais você passaria batido dentro de um táxi, por exemplo. Você também pode preferir o aluguel de uma bicicleta para fazer um passeio agradável pela cidade e diminuir a poluição urbana.

Jogue o lixo no lixo

Ao fazer uma trilha ou caminhar pela praia, não deixe o lixo pelo caminho. Mesmo nas áreas urbanas, há lugares que não se encontra lixeiras para descartar o lixo. Quando estiver em um local que não há lixeira, guarde o lixo com você até que se encontre um local adequado para descartá-lo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s