Culturas influenciadas pelo movimento do sol


Na foto, as Stonehenges, localizada nas Ilhas Britânicas sobre o solstício de inverno

Durante todo o ano, o planeta Terra realiza diversos movimentos no espaço que provocam alterações com relação à proximidade com o Sol, especialmente do movimento de translação que, por sua vez, origina dois importantes acontecimentos: os solstícios e os equinócios, fenômenos estes que registram o começo de cada estação do ano.

Muito presente na cultura de alguns povos do hemisfério norte, essas datas são fortemente celebradas em agradecimento às energias divinas presentes trazidas pela força do sol e da lua.

O lugar onde ficam localizadas as Stonehenges, por exemplo, contribuíram muito para o desenvolvimento de pesquisas sobre os solstícios e os equinócios, de modo a determinar com exatidão quando as mudanças de estação iriam ocorrer. Para isto, bastava se posicionar adequadamente entre os mais de 70 blocos de arenito que o compunham e observar na direção certa. Esta descoberta se deu no ano de 1960, demonstrando, através da arqueologia, que os povos neolíticos, há 3000 anos antes de Cristo, já tinham este conhecimento.

A importância estaria vinculada diretamente à agricultura dos povos da época. Segundo o historiador Johnni Langer, a vida dos povos agrícolas está ligada ao ciclo das estações e o homem pré-histórico precisava demarcar o tempo para saber quais eram as melhores épocas para colheita e semeadura. Assim, nasceu e a observação do céu.

INFLUÊNCIA CULTURAL

Antigamente, no hemisfério norte, o solstício de inverno era alegremente comemorado com grandes festas que deram origem àlguns rituais que ainda mantemos hoje, como enfeitar a árvore de Natal. Para eles, este momento simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão e convocavam todas as “tribos” da tradição pagã para que se divertissem juntas.

Nos dias atuais, o Solstício de Verão também é um ritual de festa e alegria. Trocam-se presentes mágicos, faz-se um grande festa para agradecer à todas as energias pelo verão, pelas frutas que estão nos pés, pelo Sol, que nessa época do ano brilha mais tempo no céu. Afinal, a partir desse dia há um declínio do sol, os dias começam a ficar mais curtos e começamos a armazenar forças para o outono. Tradicionalmente, as ervas colhidas nesse dia são muito poderosas.

Já os equinócios de primavera eram muito festejados pelos povos nórdicos ancestrais, com comemorações que deram origem aos costumes relacionados à Páscoa. Hoje, essa tradição ainda permanece em muitos lugares como países da Europa, Ásia e até mesmo das Américas, celebrando principalmente a época da safra e da colheita.

DEFINIÇÕES

O solstício é uma palavra originária do latim e significa “que não se mexe”. Para a astronomia, este é o momento em que o Sol, durante seu movimento, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.  Desta forma, eles ocorrem duas vezes por ano nos meses de dezembro e junho. Quando chega no verão, significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Já quando vem no inverno, indica que a duração da noite será a mais longa do ano.

No hemisfério norte, o solstício de verão ocorre em junho e o solstício de inverno em dezembro, marcando assim, o início das estações neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho.

Em contrapartida, na astronomia, o equinócio, palavra de origem latina que tem como significado “noites iguais”, é definido como o instante em que o Sol cruza o plano do equador, ou seja, é o ponto no qual a eclíptica cruza o equador originando assim, a mesma duração de 12 horas entre o dia e a noite.

Este fenômeno astronômico ocorre nos meses de março e setembro e também definem as mudanças da estação.  No hemisfério norte, a primavera inicia-se em março e o outono em setembro. No hemisfério sul ocorre o contrário: a estação das flores inicia-se em setembro e o outono em março.

Segundo as informações fornecidas pela UTC (Tempo Universal Coordenado), neste ano de 2011, o primeiro equinócio ocorreu no dia 20 de março às 23:21 e o próximo deverá ocorrer em 23 de setembro às 9:04. Já o primeiro solstício do ano está previsto para 21 de junho às 17:16 e o último no dia 22 de dezembro às 5:30.

Fontes: http://www.wikipedia.org.br

legadodecain.wordpress.com

3 pensamentos sobre “Culturas influenciadas pelo movimento do sol

Deixe um comentário